Análise Fundamentalista – Os primeiros passos

Há quatro formas mais comuns de se fazer uma análise do mercado de ações. São elas:

– Contratando um analista

– Fazendo uma análise técnica

– Através de notícias

– Fazendo uma análise fundamentalista

Esse é o primeiro passo para quem deseja ingressar como investidor no mercado de renda variável.

Ter uma base de como funciona o mercado de ações é muito importante para o investidor de comportamento moderado ou agressivo, já que este não é um tipo de investimento indicado para um perfil conservador.

A análise fundamentalista ajuda a decidir onde eu devo investir, principalmente no longo prazo.

Dentro dessa análise busca-se entender se uma determinada ação pode ser considerada cara, se representa um risco muito grande, se vale a pena investir no preço atual, etc. Isso tudo é possível através da análise da situação financeira da empresa em questão e a projeção de seu valor futuro, buscando perceber se o valor atual de suas ações é justo.

Com base nos indicadores da empresa a qual você tem interesse em adquirir ações, avaliam-se as possibilidades de crescimento de seus ativos, qual o seu real valor e qual a tendência futura desse negócio em termos de valorização no mercado.

As informações são disponibilizadas através da estrutura de capital da empresa, onde você poderá verificar seu endividamento, passivo e ativo, etc.

A partir daqui a coisa complica um pouquinho para quem não tem noção mínima de alguns termos de contabilidade. O primeiro passo é que você busque entender conceitos básicos sobre balanço patrimonial e demonstrativo de resultados, para que a partir daí possa avançar um pouco mais nesse tipo de análise.

Se você construir uma boa base de conhecimento, terá uma chance muito maior de ganhos expressivos futuros, portanto tenha paciência e seja persistente! Estamos aqui para ajudar você a tornar-se um grande investidor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *