Assim como nas LCI, quando você investe em LCA está indiretamente ajudando um setor da economia ao qual os bancos emprestam dinheiro: nesse caso o de agronegócios.
A LCA apresenta duas possibilidades de rentabilidade: pré-fixada ou pós-fixada, sendo indexada ao CDI, IPCA ou IGP-M, por exemplo.
Na Letra de Crédito do Agronegócio há um prazo de resgate, o que pressupõe que quanto maior o vencimento, maior a possibilidade de ganhos com taxas mais altas.
Nesse produto não há cobrança de Imposto de Renda para Pessoa Física. Mas tenha ATENÇÃO! Analisar apenas o fato de não incidir IR não pode ser o motivo decisório na hora de escolher onde investir o seu dinheiro. Essa é uma característica positiva das LCA, mas é preciso analisar se é realmente mais vantajoso quando comparada a outros produtos.
Sabe como se descobre isso? Fazendo conta. Comparando o rendimento real entre as possibilidades de investimento.
Outra vantagem de investir em LCA é que, dependendo do momento econômico, algumas instituições podem isentar a cobrança de taxa de administração, custódia, etc.
O Fundo Garantidor de Crédito protege os investimentos em LCA no valor de até R$250.000,00. Já o valor mínimo a ser aplicado depende da exigência do emissor.
Como tratam-se de produtos com características muito parecidas, vale a pena ler o artigo sobre LCI para ampliar seus conhecimentos.
Uma resposta para “O que é LCA – Letra de Crédito do Agronegócio?”