Proteja seu dinheiro: cuidado com o “Efeito Manada”

O que é?

O efeito manada descreve um comportamento das massas, ou seja, quando você toma decisões com base em um grupo, ou no comportamento da maioria, sem analisar os reais efeitos possíveis dessa decisão.

Existe um ramo de pesquisas chamado de Finanças Comportamentais onde estuda-se a influência da psicologia humana nas decisões de investimentos, abordando questões de comportamento que interferem em escolhas que, teoricamente, deveriam ser tomadas por fatores exclusivamente objetivos.

Quais os riscos?

Quando você toma uma decisão de aplicar ou resgatar um investimento com base puramente em aspectos coletivos, isso não significa que você esteja potencializando suas chances de acerto.

Muitas vezes um quadro especulativo pode ter sido base para tal comportamento de um grupo, que passa a vender ações de uma empresa, por exemplo. Naturalmente o preço dessa ação tende a sofrer uma forte desvalorização. Em contrapartida, um movimento natural do mercado financeiro é que após esse período de turbulência, devido a uma possível escassez desse papel o seu preço volte a ter um aumento potencial. Isso não é uma regra, mas um movimento historicamente comum no mercado de ações.

É algo que acontece quando você tem o sentimento de que “as pessoas sabem de algo que você não sabe” e, muitas vezes por impulso, você toma uma decisão mais emocional do que racional. Ter esse tipo de comportamento no mercado financeiro pode acarretar em grandes perdas.

3 dicas de como evitar o efeito manada

* Não tenha medo de tomar uma decisão

Se sua base de informações for bem consolidada, e mesmo assim a maioria das pessoas estão tomando uma decisão diferente da sua, não tenha medo de manter seu posicionamento. Nem sempre a maioria tem razão sobre determinado assunto.

* Faça uma autoanálise

Isso mesmo! Analise como está seu emocional, reflita sobre algo que possa estar fazendo você agir no “automático”. Como andam suas relações afetivas: amigos, relacionamentos amorosos, família? Você possui dívidas que não tem deixado você ter noites de sono tranquilas? Isso tudo pode interferir no seu comportamento na hora de investir. Tenha atenção para não misturar decisões lógicas com ímpetos sentimentais.

* Busque uma orientação profissional confiável

Isso significa: não procure o gerente do banco que quer atingir metas a qualquer custo! Procure um profissional com bons antecedentes de mercado, que você confie e converse sobre as possíveis tendências de mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *